Introdução

Este capítulo apresenta os conceitos iniciais necessários para o aluno iniciante em C++.

O C++ é usado por centenas de milhares de programadores em praticamente todos os domínios de aplicativos.

O C++ está sendo altamente usado para escrever drivers de dispositivo e outros softwares que dependem da manipulação direta de hardware sob restrições em tempo real.

O C++ é amplamente usado para ensino e pesquisa porque é suficientemente limpo para o ensino bem-sucedido de conceitos básicos.

Qualquer pessoa que tenha usado um Apple Macintosh ou um PC executando o Windows utilizou indiretamente o C ++ porque as principais interfaces de usuário desses sistemas são gravadas em C ++.

A primeira providência neste desafio de aprender a linguagem é instalar o C++ em sua máquina de desenvolvimento. Se você está usando um Debian Linux poderá instalar o kit de desenvolvimento compatível C++ (gnu C++) com o comando:

sudo apt update sudo apt install build-essential

Para confirmar que o compilador C++ está instalado em sua máquina use o comando:

gcc --version Isto instalou os seguintes pacotes em sua máquina:

libc6-dev – Biblioteca padrão do C. gcc – Compilador C. g++ – Compilador C++. make – GNU make é uma ferramenta usada para manter programas. dpkg-dev – Desenvolvimento de pacotes para o Debian.

Com esta instalação sua máquina agora tem suporte para as linguagens:

C, C++, Objective-C, Fortran, Ada, Go, e D

  1. Oi Mundo

C++ é uma linguagem de programação de alto nível, com suporte à orientação a objetos e como possui uma grande variedade de bibliotecas, APIs e ferramentas para teste, desempenho, pacotes, automatização, etc, pode ser considerada também uma plataforma de desenvolvimento.

```

include

int main() { std::cout << "Oi, mundo!"; return 0; } ```

Vamos entender este código, linha por linha.

1. A primeira linha carrega a biblioteca _iostream_ que contém o comando _cout_ que será usado para imprimir uma frase na tela. 

2. A segunda linha em branco para melhor leitura. Na terceira linha é declarada a rotina _main_, que será executada automaticamente e retorna um número inteiro (_int_). 

3. A quarta linha chama o comando _cout_, do pacote ou **namespace** _std_, que será usado para imprimir a frase "Oi, mundo!" e o caracter de nova linha.

Para compilar e executar o código acima é recomendado criar também um arquivo Makefile que irá controlar e simplificar o processo, verificando as dependências, realizando os testes e usando o compilador de forma correta.

mkdir oi && cd $_

gedit oi.cpp

``` TARGET = oi OBJECT_01 = oi.o SOURCE_01 = oi.cpp

$(TARGET): $(OBJECT_01) gcc -g -o $(TARGET) $(OBJECT_01) -lstdc++

$(OBJECT_01) : $(SOURCE_01) gcc -g -c $(SOURCE_01) -o $(OBJECT_01)

all : $(TARGET)

clean : -rm $ (TARGET) $(OBJS) ```

make

./oi

  1. Características do C++

C++ é uma linguagem de programação de formato livre, estaticamente compilada, de uso geral, com distinção entre maiúsculas e minúsculas e que suporta programação procedural, orientada a objeto e genérica.

Diz-se que uma linguagem de programação é estaticamente compilad quando a verificação de tipos é realizada durante o tempo de compilação em oposição ao tempo de execução.

O C++ é considerado uma linguagem de nível médio, pois combina recursos de linguagem de alto e baixo nível.

O C++ foi desenvolvido por Bjarne Stroustrup a partir de 1979, como um aprimoramento da linguagem C e originalmente nomeado C com Classes, mas posteriormente foi renomeado como C ++ em 1983.

C++ é um superconjunto de C, assim qualquer programa C funcionará como um programa C++.

  1. Bibliotecas Padrão do C++

O C++ padrão consiste em três partes importantes:

O padrão ANSI

O padrão ANSI é uma tentativa de garantir que o C ++ seja portátil, ou seja, o código será compilado sem erros em diversas plataformas, como Windows, Mac, UNIX, Android ou IOS.

O padrão ANSI permanece estável há bastante tempo e todos os principais fabricantes de compiladores C ++ oferecem suporte ao padrão ANSI.